Auditoria Contábil: como um contador pode auxiliar nesse processo

Com a ajuda de um profissional, saiba se a sua empresa tem seguido o padrão contábil nacional

A auditoria contábil é muito importante na gestão de uma empresa. É através dela que, por meio de um contador, coloca às claras todo balanço financeiro da empresa.

Por esse motivo que o contador que fará esse processo precisa ser escolhido a dedo, já que a auditoria é muito importante em vários aspectos, seja identificando os pontos positivos da empresa administrativamente falando quanto identificando os pontos de equívoco da empresa, para que assim os gestores venham a manter o que está sendo vantajoso e criar novas estratégias para o que não está dentro dos trilhos.

A parte do rendimento, a auditoria contábil ainda tem a importância de prevenir ou identificar possíveis fraudes que a empresa pode ter sofrido, além de a enquadrar dentro das normais de contabilidade do país.

Então, para que o contador venha desempenhar positivamente essa função, precisará ter livre acesso às documentações financeiras da empresa ou qualquer outra informação que venha elucidar o movimento financeiro da empresa.

Muito além de ser um processo financeiro, a auditorial contábil possui uma importância muito grande dentro da empresa, no que se diz respeito a as questões sociais, pois mexe com as pessoas, além administrativo, pois se envolve no gerenciamento técnico da empresa, além de ser uma forma de fiscalização empresarial, esse processo de auditoria contábil.

O PROCESSO DE AUDITORIA CONTÁBIL

Esse processo de auditoria contábil está definido dentro de uma norma nacional e é definido em etapas distintas, o que inclusive facilita a explicação do funcionamento do processo.

Primeiramente, o auditor será responsável por recolher todas as informações financeiras em que a empresa está envolvida e terá de esclarece-las da forma mais transparente possível. Após isso, será feito um controle interno, que servirá como uma documentação prática do desenvolvimento da empresa para que posteriormente uma gestão de teste como novas estratégias para resolução dos pontos deficitários.

Caso no teste há uma comprovação de melhoria de resultado, a gestão da empresa, então, terá que relatar o processo de forma de desenvolver um feedback. Já o contador também terá de relatar o processo a fim de defini-lo dentro das normas regulamentadores contábeis nacional.

Ou seja, o processo de auditoria, dentro das normas de contabilidade, passa pela etapa de pesquisa ambiental, planejamento, controle interno, testes e parecer.

BENEFÍCIOS

A auditoria contábil é um processo que beneficia todos os envolvidos no processo contábil, do empresário, a Receita e aos investidores do projeto. Por meio dessa auditoria, todos os pagamentos que não foram devidos serão excluídos do planejamento interno. O que também credibilizará a empresa no mercado, pois ela terá um alinhamento financeiro bem definido com informações detalhadas e verídicas quando e planejamentos mais definidos e próximos do resultado ideal.

Tudo isso além de deixa a empresa dentro dos padrões de contabilidade nacional, pagamento devido de impostos e regulamentação definida em todo esse processo.