Auditoria Contábil: como um contador pode auxiliar nesse processo

Com a ajuda de um profissional, saiba se a sua empresa tem seguido o padrão contábil nacional

O processo de auditoria contábil é extremamente importante no sistema organizacional da empresa e consiste no balanço financeiro do estado da empresa. Por isso, a figura do contador é extremamente importante nesse processo.

Um processo de auditoria sério e competente feito por um contador qualificado pode identificar erros e acertos dentro da gestão financeira e da produtividade da empresa, além de prever e prevenir fraudes e desfalques dentro da gestão interna da sua empresa.

Para desenvolver a auditoria, o contador precisará ter acesso a documentos, registros e todo e qualquer tipo informação adicional que diga a respeito as questões financeiras da sua empresa. Outro motivo do desenvolvimento deste processo é o enquadramento da empresa dentro de normais contábeis, para evitar qualquer tipo de transtorno do estabelecimento com a Receita Federal ou demais órgãos legais do governo.

Além de ser um fator de fundamentação financeira, a auditoria contábil também pode ser vista como benéfica dentro dos setores: administrativo, fiscal, técnico e social da empresa.

O PROCESSO DE AUDITORIA CONTÁBIL

Esse processo de auditoria contábil está definido dentro de uma norma nacional e é definido em etapas distintas, o que inclusive facilita a explicação do funcionamento do processo.

Primeiramente, o auditor será responsável por recolher todas as informações financeiras em que a empresa está envolvida e terá de esclarece-las da forma mais transparente possível. Após isso, será feito um controle interno, que servirá como uma documentação prática do desenvolvimento da empresa para que posteriormente uma gestão de teste como novas estratégias para resolução dos pontos deficitários.

Caso no teste há uma comprovação de melhoria de resultado, a gestão da empresa, então, terá que relatar o processo de forma de desenvolver um feedback. Já o contador também terá de relatar o processo a fim de defini-lo dentro das normas regulamentadores contábeis nacional.

Ou seja, o processo de auditoria, dentro das normas de contabilidade, passa pela etapa de pesquisa ambiental, planejamento, controle interno, testes e parecer.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA AUDITORIA CONTÁBIL

O processo de auditoria contábil é benéfico para todos aqueles que estão envolvidos. Por exemplo, o empresário poderá ter maior confiabilidade e credibilidade em seu projeto e os investidores um prognóstico positivo quanto estar embarcando numa boa iniciativa empresarial. Além disso, transparece a movimentação financeira para a Receita Federal dando um bom posicionamento a empresa no que se diz respeito a questões legais.

Os resultados de prognósticos e as perspectivas levantadas a partir da auditoria fiscal ainda auxiliaram o projeto a dar uma boa guinada, driblando os seus principais pontos negativos.

Isso tudo colocando a empresa dentro dos padrões contábeis do nosso país, de forma legal e totalmente responsável.