Cinco passos da assessoria contábil como braço-direito da empresa

Criar uma conexão com a clientela quando se é novo no ramo não é fácil, mas a assessoria contábil definirá à você cinco passos para atrair novos clientes

Entre 2014 e 2017, o número de micro e pequenos empresários deu um grande salto no Brasil, segundo o SEBRAE o boom foi de 26 milhões novos CNPjs nos últimos três anos, com esse número ultrapassando a marca de 45 milhões no total brasileiro no final de 2017.

Entretanto, entre criar e permanecer no mercado existe uma linha tênue chamada assessoria contábil. Responsável por nortear as ações empresariais por meio de dados estratégicos e previsões de ações, a assessoria contábil é a prova de que já foi o tempo que o serviço de contabilidade de uma empresa serviu apenas para balanços e coisas do tipo. Hoje, a contabilidade tem fator fundamental em meio aos segmentos empresariais.

Etapa inicial

O ideal é que a empresa venha ter uma assessoria contábil lhe dando suporte desde o início do projeto. Isso porque, os números trazidos pela assessoria contábil lhe dará a bagagem necessária para dar o pontapé inicial em sua empresa.

Por meio da assessoria contábil, a sua empresa saberá a identidade do mercado em que está embarcando. A partir daí começará a ser construído os valores da marca em questão.

Podemos dizer que a etapa inicial é a mais importante no processo. Isso porque qualquer brecha pode ser fatal. A sua comunicação precisa ser exata e sem brechas para que, assim, a sua empresa dê o primeiro passo para se tornar opção no segmento e referência na área.

Fique ligado na concorrência

Você não pode ignorar a sua concorrência. Isso porque você estará ocupando um espaço onde ela já está. Observar os pontos positivos e negativos do seu concorrente te levará a tomar atitudes semelhantes (mas nunca copiando) e, também, não tomar atitudes negativas.

Por meio do trabalho de assessoria contábil analisando a sua concorrência, você terá uma grande noção do seu público-alvo, da linguagem do mercado e situação em que ele se encontra.

Empatia

Se colocar no lugar do seu cliente será sempre necessário. Mas, pare e pense, o que fará o seu cliente se fidelizar a sua empresa será justamente quanto ele fizer ao contrário. É fundamental, então, que grandes empresas gerem essa empatia. Mas como isso é possível?

Através da assessoria contábil, a sua empresa terá a capacidade de fazer uma análise crítica sobre os benefícios e diferenciais da própria empresa, o que pode ser explorado e convertido em gatilhos emocionais, como a empatia.

Realismo

O equilíbrio entre o otimismo e o pessimismo. Da mesma forma que alguém muito pessimista sobre o futuro da sua empresa faz muito mal a ela, alguém extremamente otimista pode colocar tudo a perder, também, dando passos maiores do que a própria perna.

É nesse momento que entra a assessoria contábil, fornecendo os limites de cada empresa no tocante a recursos financeiros e cronológicos.

Por mais que a ilusão de ter mais clientes seja atrativa aos olhos do empreendedor iniciante, a assessoria contábil colocará o seu pé no chão para que ele preze pela qualidade do seu serviço, o que o posicionará como referência em sua segmentação, do que a quantidade de clientes que o seu portfólio pode ter. Afinal, tão importante do que ter o seu cliente consigo, é retê-lo em sua empresa.

Confiança é essencial

Por fim, ter confiança em seu projeto empresarial é o grande passo pra você ter sucesso em seu empreendimento. E a assessoria contábil lhe fornecerá dados estratégicos para te assegurar essa confiança e lhe dará o suporte para que você sempre esteja no caminho certo.