Como a contabilidade ajuda sua empresa

Manter a contabilidade da sua empresa em dia vai muito além de pagar seus impostos mensalmente. Um planejamento contábil bem feito te ajuda na tomada de decisões e evita riscos desnecessários.

Se alguém fizer hoje uma pesquisa, perguntando aos proprietários de micros e pequenas empresas, se não fosse um item obrigatório ter um contador, se eles contratariam esse serviço, sem dúvida nenhuma a resposta seria um sonoro “não”. Os empresários não foram formados na base de ensino, para saber analisar um balanço, balancete, demonstração de resultado e relatórios gerenciais.

A consequência disso é a inadimplência de impostos e fornecedores, títulos protestados, desconto de cheques e boletos bancários nos bancos para antecipar recebimentos. Todas essas atitudes demonstradas pelo despreparo do empresário levam o negócio a fechar as portas.

A contabilidade e a educação financeira deveriam ser matérias escolares ou no mínimo acadêmicas. O país que quer ter a pretensão de ser grande, obrigatoriamente tem que formar os seus cidadãos para aprender a gerir a sua vida financeira e ter a capacidade de tomar decisões através de análises de relatórios gerenciais.

Um exemplo típico é quando ao perder o emprego depois de 40 anos de idade, o individuo se vê forçado a trabalhar por conta própria e assim pega o seu FGTS e abre um negócio. Porém ele só sabe fazer a atividade fim, ao qual trabalhou a vida toda. Daí resolve montar um comércio perto de casa. Ao comprar produtos para revender, não tem o conhecimento de como alocar os custos de aquisição, custos fixos e custos variáveis ao produto, para em seguida, aplicar o percentual do lucro desejado.

Além disso, não tem a mínima noção do que é “fluxo de caixa”. Então o fornecedor oferece a esse empresário um desconto para compra à vista e este empresário acredita ser uma vantagem, mas acontece que o consumidor final deseja comprar parcelado no cartão de crédito. O que acontece? As contas no final do mês não fecham e temos um prejuízo demostrado no balanço contábil.

Cuidado ao contratar um contador

Tome todos os cuidados ao contratar um prestador de serviços de contabilidade. Aqui no nosso escritório já pegamos alguns casos de empresas com problemas com o fisco, pelo simples motivo do cliente ter contratado um despachante para fazer a contabilidade ao invés de um contador.

Alguns empresários contratam serviços de acordo com o preço e isso pode ser uma grande armadilha. Solicite sempre um contrato de trabalho, com as informações completas dos serviços a serem executados e onde conste o registro profissional (CRC) de quem será o responsável técnico.

Não se preocupe apenas com a geração de impostos e a declaração de imposto de renda da empresa, pois existem inúmeras obrigações acessórias a serem cumpridas mensalmente e na ausência dessas, a multa é bem alta. Normalmente o fisco tem o prazo de até 5 anos para cobra-las e acumuladamente podem levar uma empresa a um rombo financeiro sem precedentes.

A ciência contábil fornece todas as ferramentas necessárias para planejar um negócio, antes de qualquer coisa (Quem é o meu público alvo, o que ele quer consumir, onde ele está, quanto ele quer pagar, por quanto eu devo comprar, quanto quero ganhar, como entrego o produto, quais canais de relacionamento devo ter, quem são meus fornecedores, etc.), gerir o seu negócio com eficiência, programar bem o seu fluxo de caixa, calcular a taxa de retorno do seu investimento inicial, programar estratégias de crescimento com base em relatórios gerenciais.

Saiba escolher bem o seu profissional contábil, interno ou terceirizado, trace todo o plano de negócios e demais estratégias com ele e assim todos os riscos serão minimizados e provavelmente seu negócio irá prosperar conforme programado e com a saúde financeira em dia.

Fonte: https://coworkingbrasil.org

E você? Precisa de um contador para sua empresa? Entre em contato com nossa contabilidade para assessorar você nessa jornada!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *