Contabilidade e a sua importância no empreendedorismo

Ter boas ideias apenas não basta, saiba, então o quão fundamental é o trabalho da contabilidade para o empreendedor

O que faz um escritório contábil?

Essa é uma grande dúvida no mundo dos negócios, mas quando compreendida pela gestão da empresa é muito importante principalmente de forma prática.

Um escritório contábil quando parceiro de uma empresa auxilia essa empresa com dados técnicos e ferramentas estratégicas e nesse auxilio de gestão a empresa pode dar grandes passos no mundo dos negócios.

Segundo pesquisas desenvolvidas pelo SEBRAE, que ainda mais é que o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, os serviços de contabilidade são os mais procurados pelos empresários, já que por questões financeiras, um negócio quando é aberto tem cerca de dois anos de sobrevivência, uma média muito curta.

Até por isso mesmo, um escritório de contabilidade precisa estar preparado para receber seus clientes com um atendimento próximo, pessoal, mas sem perder a eficácia do profissionalismo.

O escritório de contabilidade e a sua parceria gera uma grande relevância no projeto empresarial, até porque através de pesquisas pelo próprio Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas as empresas tendem de pequeno e médio porte tendem a fechar nos seus primeiros dois anos, por isso mesmo o planejamento estratégico numa empresa precisa driblar essa realidade, definindo o posicionamento da empresa, seu capital de giro e por meio dos seus processos financeiros gerando uma captação de clientes qualificado em tiros certos em estratégias de comunicação efetivas.

A fonte de informações do escritório de contabilidade, trás um planejamento financeiro e jurídico que agrega muito no contexto comercial da empresa. Um bom serviço de contabilidade é a linha tênue entre o seu negócio viver sempre em perspectiva de crescimento e controle técnico ou no limite das contas. Até porque além de contribuir com as questões financeiras, a contabilidade pode gerar um controle técnico e de assessoria em relação a instituições legais e governamentais.

Quando um empresário se atenta a um controle de contabilidade, dá um gás muito forte ao seu projeto empresarial. Empresários de pequeno porte tendem a desprezar as questões contábeis até pelos recursos financeiros escassos em relação as empresas de porte maior. A contabilidade não é uma vara de condão, mas é um auxiliador para organização da gestão empresarial. É um projeto técnico que facilita, mas não tira a importância do trabalho duro.

Questões Tributárias

É muito comum que os contabilistas sofram com reclamações relacionadas aos tributos e a receita federal. Nesses casos, uma agenda de desenvolvimento de lucros é extremamente importante no processo, já que o governo suga mensalmente mais de 30% do lucro dos negócios. O escritório de contabilidade pode auxiliar fazendo uma espécie de assessoria jurídica e financeira.

Entretanto, da mesma forma que é necessário a atenção da empresa, via escritório de contabilidade, é importante que a empresa também tenha essa tenção com os seus funcionários, no que se refere as questões de Previdência Social e da Carteira de Trabalho.

De modo geral, o escritório de contabilidade, de forma técnica que compete fazer, serve para tirar o peso dessas questões jurídicas financeiras do empreendedor.

Lucros

É muito importante que eles estejam bem definidos dentre todos os departamentos, contratados e até mesmo entre os sócios da empresa. É importante salientar, também, que a divergência entre sócios é um dos motivos de frustração no negócio, logo, um planejamento estratégico financeiro com os pontos de investimento e lucros da empresa acertado antes do início da atividade e dentro de um estudo específico do escritório de contabilidade vacinará essas possíveis divergências.

De modo geral, o escritório de contabilidade, de forma técnica que compete fazer, serve para tirar o peso dessas questões jurídicas financeiras do empreendedor.

Comments for this post are closed.