O ponto de virada no crescimento da sua empresa

Onde detectar o ponto de virada da sua empresa e como a contabilidade pode ajudar nesse processo de transição de patamar

Quando tratamos de uma empresa, identificar onde está a virada na transição do porte do projeto é bastante complicado para nós, meros mortais e pessoas físicas que acompanhamos a construção do projeto desde o início. Muitos sinais devem ser dados para nos alertarmos que chegou o momento da empresa dar um passo a frente, mudar de patamar, enfim. Mas isso não é o suficiente. Para se colocar em prática é preciso um movimento estrutural para que essa chave não seja tirada do contato fazendo com que o carro pare.
Cabe, então, a identificação dos pontos de virada de patamar da sua empresa, para que, de antemão, você tenha planos estratégicos desenvolvidos para essa circunstância. Afinal, que empresário que monta uma empresa e não tem nenhuma expectativa em crescer, convenhamos…

Autoavaliação

Para analisar internamente a sua empresa, o artigo fará referência com uma música da escola da MPB brasileira, onde o ex-Titã, Nando Reis, em uma das suas obras solos mais conhecidas, dá o título a uma canção que questiona onde ele andou. A música “Por onde andei”, de Nando, pode ser analisada morfologicamente, numa cosmovisão empresarial, muito embora sabemos que não é esse o intuito da música.

“Desculpe, estou um pouco atrasado, mas espero que ainda dê tempo de dizer que andei errado. E eu me lembro das suas queixas tão justificáveis e a falta que eu fiz essa semana, coisas que pareceriam óbvias até à uma criança. Por onde andei, enquanto você me procurava?…”, e assim constrói-se a poesia.

Como podemos ver, principalmente no refrão, há uma autoanálise e um reconhecimento de erros. Mas o ponto de encontro entre a obra e a realidade empresarial não para por aí. Para virar chaves e reparar no ponto de transição do crescimento da sua empresa, muitos dos hábitos relatados pela canção precisam ser consertados pela gestão da empresa, a começar pelo empresário.  O pedido de desculpas, o recomeço, o conserto e o olhar para dentro de um contexto da empresa como um todo são essenciais para que o empresário tenha sucesso em sua jornada. Um verdadeiro líder sabe reconhecer erros e trazer essa música para si e entender que coisas que pareceriam óbvias para uma criança foi uma pedra de tropeço no próprio joelho, pode gerar, dentro desse feedback um cenário muito importante.

Lidando com a virada

Cabe ao próprio empresário chegar a esse ponto de virada, mas a sua identificação é realmente bastante complicada para quem vive o processo diariamente. Mas a forma com que a empresa é organizada desde o princípio trabalha bem metas e fases que culminam numa mudança de patamar. Nesse momento, cabe uma reunião geral com a sua equipe para revisão de tarefas, releitura de desempenho para reorganizar as funções e potencializar qualidades de acordo com o novo patamar da empresa, pra não haver retrocesso.

Serviços de contabilidade possuem importância estratégica para empresa, apresentando figuração detalhada de desempenhos e afins para que a empresa venha ter noção onde e como explorar e não fazer do ponto de virada um ponto de declínio posterior para empresa. Queimar etapas é bastante perigoso nesta situação.

A importância contábil 

Para que a sua empresa venha dar os saltos necessários para esse ponto de transição, a figura da contabilidade se torna muito importante e vai além da sua obrigatoriedade legal. Pontos de definição de estratégias, gestão e consultoria contábil para que você venha saber por onde andou são fatores fundamentais para que a sua empresa venha perpetuar o sucesso profissional, encontrando uma série de pontos de transição de sucesso.