Os 4 passos para abrir um MEI

E faça parte do time de microempreendedores individuais

Formalizar o seu CNPJ via Portal do Empreendedor, se tornando assim um Microempreendedor Individual, é um processo simples, prático e gratuito. Pelo menos me sua abertura, o futuro MEI, não disponibilizará um centavo e passará por todo o processo de forma virtual, não precisando nem sair de casa.

Entretanto, para situar-se quando a questões monetárias e jurisprudências, é bom que você passe antes por uma consultoria contábil que irá lhe localizar dentre todos os pós e contras da abertura de um MEI, bem como a sua perspectiva do mercado dentro do seu meio de trabalho.

Assim como a abertura, toda a declaração do primeiro ano de MEI pode ser feita de forma gratuita por meio do Simples Nacional, e mesmo um contador não sendo obrigatório, como em outros modelos de empresa, é importante sempre manter uma consultoria contábil por trás para que você não venha se perder o projeto e arar com essas consequências irrisórias.

A abertura, bem como a formalização e a declaração no primeiro ano pode ser feia também gratuitamente por meio de serviços contábeis, por meio do Simples Nacional.

O MEI não precisa obrigatoriamente ter um contador, mas o indicado é que você tenha um de suporte para a apresentação de documentação e cuidado financeiro. Antes de definir uma contabilidade para cuidar do seu CNPJ, busque algumas consultoria contábeis e veja se essas contabilidades podem ajudar em seu processo.

Passo 1:

Através do Portal do Empreendedor você pode pesquisar e tirar todas as suas dúvidas em relação ao processo de formalização do Microempreendedor Individual. Nessa pesquisa, observe quais são as atividades que são permitidas desempenhar como MEI, tão com se no seu Município, Estado ou Região há alguma prescrição local, o que é comum no que se diz a respeito do MEI. É bom você também realizar uma consultoria contábil para ficar por dentro da realidade financeira, já que você, quando Microempreendedor Individual, tem um teto de gasto em 60 mil reais, por isso terá que deixar a sua empresa nesse padrão patrimonial.

Passo 2:

Entre no site “Portal do Empreendedor” por meio do endereço: portaldoempreendedor.me. Através do próprio site você terá encaminhado o processo de cadastramento do seu MEI em poucos minutos e de forma gratuita. Mas se ainda houver dúvidas específicas quanto ao cadastro do MEI, o ideal é entrar em contato com o SEBRAE, que disponibiliza gratuitamente um telefone para contato em: 0800-570-0800.