Por que fornecer benefício de alimentação aos seus colaboradores?

A resposta pode estar no fato de que os benefícios de alimentação pode gerar diversos outros benefícios para a sua equipe

Em combate à fome e a desnutrição, o Governo Nacional lançou, na década de 70, uma lei direcionada às empresas privadas, fomentando os benefícios de alimentação das empresas para com os seus funcionários. A Lei foi promulgada em 1976 e é uma via de mão dupla, já que o foco é a contribuição a trabalhadores de menor renda (até cinco salários-mínimos), mas por outro lado as empresas que entram nessa toada têm vantagens fiscais.

O fato é que o funcionário basicamente está na sua empresa para colocar a comida na mesa da sua família, esse é o principal ideal de cada pessoa como ser humano, além mesmo da filosofia da empresa, o que é natural. Garantir minimamente os benefícios de alimentação, seja o vale-refeição diário ou o vale-alimentação mensal trará uma tranquilidade incrível para o seu colaborador.

Por isso, nesse artigo traremos quatro pontos de vista para que você entenda a importância dos benefícios de alimentação aos funcionários da sua empresa.

Isenções fiscais

A empresa que se empenham em contribuir com programas de benefícios em alimentação estarão isentas dentro do valor investido no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) em declaração do Imposto de Renda e na Previdência.

Evita riscos

Com a crise financeira, cerca de 60% dos trabalhadores em nosso país deixaram de fazer suas refeições em restaurantes e lanchonetes, segundo a Alelo. Esse número preocupa, pois a falta de benefícios de alimentação pode levar os seus funcionários a riscos físicos e de desempenho. Por exemplo, os funcionários que irão substituir o almoço por um lanche ou alimento fora de padrões saudáveis podem, com o tempo, serem acometidos por doenças e eventuais afastamentos, o que é péssimo tanto olhando para o ser humano, quanto olhando para o funcionamento da empresa. Fora que os funcionários que substituem o hábito de comer fora por fazer a tradicional marmita, podem correr riscos de utilizar o tempo que não tem, roubar minutos de sono, descanso e consequentemente se sentir cansado e desmotivado no ambiente de trabalho.

Relacionamentos

Nesse sentido, o benefício da alimentação dos funcionários não se encontra propriamente em encher a barriga, mas, sim, no valor pessoal. De duas, uma, ou a empresa que fornece os benefícios de alimentação possui internamente um refeitório ou têm restaurantes em suas proximidades. Em todos os casos, os funcionários que têm horário de almoço próximos entre si poderão criar um hábito de proximidade através de fazerem suas refeições juntos.

Benefícios Simples

Colocar em prática o Programa de Alimentação do Trabalhador é muito mais simples do que se parece, até porque os vales (alimentação e refeição) são benefícios de alimentação acessíveis e de fácil integração com a empresa.