Tudo o que você precisa saber para abrir um negócio de alimentação em Saltinho

Com a crescente no setor de alimentação em Saltinho, cabe ao empreendedor saber no ramo que vai apostar

Para se ter sucesso no setor de alimentação [na-cidade] o que precisa fazer é muito mais do que simplesmente abrir o negócio. É necessário que o empreendedor tenha visão de ações estratégicas como entendimento financeiro e de marketing, por exemplo.

Se você está interessado em empreender neste ramo, mas ainda se encontra perdido, confira esse post e absorva as nossas dicas.

 Diferentes Negócios Ligados à Alimentação

Existem algumas áreas específicas no ramo alimentício, que vão além de restaurantes de comida caseira ou barracas de pasteis, como vemos muito em muitos lugares. Existem empreendimentos de alimentação que sempre estarão em alta devido ao apelo popular, mas serviços que apostam num ramo específico e tem tido muito sucesso atualmente. Vamos especificar alguns, a seguir.

Tipos de Restaurante

Não importa o que aconteça, as comidas prontas sempre estarão presentes no mercado alimentício em Saltinho, devido a nossa tradição do “arroz e feijão”. Entretanto, o empreendedor no ramo de restaurantes precisa ter muita atenção quanto o tipo de público que diverge entre o estabelecimento entre segunda a sexta e sábado e domingo. Nos dias letivos, trabalhadores em seu horário de almoço são muito frequentes e restaurantes procurando um lugar com alimento de qualidade e preço acessível. Já nos finais de semana, turistas e até mesmos munícipes à procura de uma opção mais requintada para um momento de lazer, tendem a querer algo diferente, mesmo que pague mais caro.

Mas os restaurantes possuem gêneros diferentes. Vamos conferir.

Restaurantes por Quilo

Quem frequenta os restaurantes selfies services, precisam ter uma boa variedade misturas e complementos. Devem ficar livre para que o cliente consuma o que e quanto desejar. Por outro lado, ele pagará mediante ao seu consumo.

Geralmente, a comida é feita no dia, mas em grande quantidade, por isso, por mais que o preparo seja fresco é usado de forma relevante alimentos industrializados.

PFs

Os pratos feitos são consumidos com a comida já inserida e com preço afixado. Fica do encargo do restaurante criar opções de valores adicionais por adição de alimento ou aos chamados “repetecos”. Combo com bebidas também é uma boa opção.

Muitas pessoas optam pelos PFs devido ao seu preparo, caseiro. Para isso, o destaque para um tempero especial ou um segredo de quem prepara para instigar o valor ao sabor da comida faz com que gere apelo emocional ao cliente que é remetido ao sabor da infância, da comida da avó e de boas lembranças, por exemplo.

Quentinhas

Também são chamadas em diversos lugares de marmita.  Nesse tipo de negócio, tão importante do que o preparo e a qualidade do alimento é a praticidade e a rapidez na entrega ao cliente.

Muitas opções de cardápio não é o ideal pra esse ramo, a agilidade entre a escolha do alimento pelo cliente, o seu preparo e entrega é fundamental para a fidelização.

Um sistema de entrega eficiente é outro ponto fundamental do negócio.

Fast Foods

Quem frequenta esse tipo de local, não se preocupa muito com a questão calórica dos alimentos, mas sim, com a praticidade e com o sabor. Por isso, hamburguerias, pastelarias e vendas de cachorro quente são os produtos mais encontrados nesse tipo de empreendimento.

Ultimamente, a produção artesanal tem crescido muito nesse meio, principalmente nas hamburguerias.

Os combos são os grandes filões de venda nesse serviço onde além do lanche, por exemplo, o cliente pode consumir refrigerante e batata-frita num valo único ou por um adicional raso.

Produtos Naturais e Saudáveis

Diferentemente dos fest foods, quem frequenta esse tipo de estabelecimento alimentício, se preocupa com a saúde.

Pode-se, nesse caso, variar em produtos naturais como saladas, sanduíches, comidas integrais e diets, e os produtos de suplementação para a galera que na maioria dos casos praticam academia e querem ganhar massa muscular, consumindo em meio aos seus produtos valores nutritivos como proteínas e carboidratos.Gerenciamento Eficiente

O conhecimento em gestão de empresas é o diferencial na hora de tocar o seu negócio de alimentos em Saltinho. Cada negócio tem o seu diferencial, como se pode observar, até mesmo por isso é importante que se crie um padrão para que se identifique o negócio e a marca sem muito esforço.

Higiene

Quando se trata de manipulação de alimentos, esse fator é indispensável. O local precisa ser apropriado e as normas de higiene precisam ser sempre muito bem respeitadas. Os funcionários, também, precisam estar sempre bem identificados, limpos, sem qualquer tipo de esmalte ou maquiagem e devidamente identificados.

Estoque

No ramo de alimentos, os prazos de validade são curtos e as formas de armazenamento são diferentes entre si. Um local apropriado e refrigerado é fundamental para que não se perca produtos e, consequentemente, dinheiro.

Caixa

Formas práticas de pagamento, como cartões são obrigações básicas para o empreendedor no ramo alimentício. Nos dias atuais, poucas pessoas trabalham com o dinheiro em espécie, e mais, muitas pessoas recebem cartões de alimentação, que precisam ser acordados para serem aceitos no seu estabelecimento. Essa praticidade de pagamento é fator simples, mas muito importante na fidelização do cliente.

Logísitca

Vai além do preparo e do consumo do alimento pelo cliente, mas vai por todo o serviço de atendimento, conforto, comodidade e eficiência. O local precisa agradável, com atributos que o diferenciem etc. No quesito entrega, um exemplo atual é o aplicativo IFood, que acompanha a evolução da informática no diário popular. Pedir o alimento em sua residência, apenas usando o smartphone é mágico atualmente e ter o seu empreendimento incluso nessas plataformas é uma grande sacada.

Capital de giro

Primeiramente, o empreendedor precisa entender o que é capital de giro e períodos de sazonalidade. Existem épocas que a venda de produtos caem, as de alimento ainda sofrem pouco com isso, mas não deixa de ser afetadas, esses momentos de queda são chamados de sazonalidade. Nesse tipo de período, a tendência é que entre menos dinheiro que o normal no seu caixa e que a saída seja maior. Para isso, é importante que exista ainda uma gordura do “tempo das vacas gordas”  para que o capital do seu empreendimento siga girando.