Tudo que você precisa saber sobre planejamento estratégico

E também entenda como os serviços contábeis podem contribuir

Todo planejamento para ser efetivado precisa estar bem detalhado, montado e prescrito. Planejamento é sinônimo de controle e este no campo empresarial precisa estar sempre na mãos dos gestores da empresa. Para que esse trabalho personalizado venha ser bem sucedido, é extremamente importante que ele esteja na mão de um serviço de contabilidade, o motivo é que o acesso fundamental aos números e os estudos e planejamentos bem definidos por meio desse setor da empresa, é fundamental para que a gestão venha ter em mãos um planejamento especificado.

Dentro os número a serem estudados e que interferem na política de planejamento empresarial, se encontram os lucros, as idealizações financeiras, método de trabalho e tudo o que influi na forma que o seu produto se apresenta e o fluxo de vendas que ele vem tendo.

PRINCIPAIS INDICADORES DE PLANEJAMENTO

Lucratividade do negócio

Para isso é necessário a definição percentual do lucro da empresa, sem essa informação muito dificilmente você conseguirá manter o seu negócio em atividade, essa informação nada mais é o mínimo do mínimo que o empresário precisa conhecer do seu negócio. Para você retirar em números esse indicador, a medida é a seguinte: lucro líquido dividido pela receita total, vezes cem.

O valor total terá variação de acordo com o planejamento, porte, produto, entradas e saídas da empresa. A estimativa variável, mas quanto mais informações próximas da realidade por meio de um serviço de contabilidade bem específico, mais provável é você ter a realidade em cheio à estimativa elaborada.

Crescimento mensal

Como dissemos, o valor de lucro é variável periodicamente e passa por diversos fatores, uma empresa em atualização e crescimento constante, como uma startup, precisa ter noção de quanto tem sido esse crescimento para fazer um mapa de objetivos. Para definir em porcentagem a receita mês a mês é necessário subtrair a receita atual da receita anterior e dividir o resultado pela receita do mês anterior multiplicada por cem.

Conversão de vendas

Proposta de valor e convencimento de poderio de compra, é a base de proposta com fechamento e define a produtividade da sua estratégia de vendas e campanhas de marketing.  Contrato fechados dividido por clientes atendidos, sempre vezes cem, define a porcentagem de efetivação em conversão de vendas.

Participação no mercado

Volume de vendas/Faturamento total e faturamento segmentado x 100.

É uma prática também denominada Market Share e consiste numa análise de mercado de forma ampla, que demonstra a atuação da empresa, se está sendo produtivo, ou não.

Produtividade

Produto gerado/recurso utilizado.

Pode ser estimada e calculada de forma ampla, ou seja, produção da empresa como um todo, ou de departamento por departamento, para ver se há algum departamento salvando ou engolindo o outro. Esse planejamento estratégico pode, também, identificar o departamento que mais tem contribuído para o sucesso ou fracasso da empresa e vice-versa.

Para o cálculo do planejamento, é divido produto gerado por recurso utilizado. .

Funcionários

Número de funcionários/período x 100.

Prática denominada Turnover, analisa o desempenho dos funcionários da empresa tanto como um todo quanto de forma departamental. Também analisa metas, motivações e prêmios a ser estipulados para os funcionários da empresa.